quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Torneios da ATP no Brasil!

O espanhol Rafael Nadal brilhou mais uma vez em quadras brasileiras, ao vencer o Rio Open neste domingo. Parece que os ventos tropicais fazem bem ao espanhol, e isso desde o começo de sua carreira, quando sagrou-se campeão em Sauípe ainda com 18 anos de idade. A vitória vem em momento importante, tal como no ano passado, quando voltava de contusão. Nadal fez um torneio normal, sem grandes exibições, exceção feita ao jogo contra seu compatriota Pablo Andujar, quando venceu de virada, em um jogo que parecia perdido. Com toda a certeza, dificilmente Andujar esperava um jogo tão favorável a ele contra o nº 1 do mundo. Não soube aproveitar muitos bons momentos durante o jogo, enquanto Nadal foi cirúrgico quando teve oportunidades.
Na final contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov, o espanhol teve como seu grande adversário o cansaço. Foi visível seu desgaste, o que acabou prolongando um pouco o jogo. Mesmo assim, fechou com 6/3 e 7/6 (7-3). Nadal, campeão do ATP 500 do Rio de Janeiro!
No meio do caminho tinha Ferrer, e por isso Bellucci não avançou. O tenista brasileiro vinha com confiança e tecnicamente muito bem. Na noite de sexta feira ele acabou sendo derrotado pelo espanhol Ferrer, de virada, em um jogo que registrou um fato lamentável, a falta de luz por quase 2 horas. Aliás, o Rio Open pode ser considerado um grande laboratório para futuros grandes torneios de tênis no Brasil. Há muito que se corrigir: o saibro, a estrutura das quadras, a qualidade das bolinhas e até mesmo os pegadores de bola, que mal sabiam se posicionar ou oferecer a toalha aos jogadores na hora certa. Parecem coisas banais, mas fazem parte do espetáculo. Sobre a torcida, sem novidades, muitas interferências semelhantes ao que se grita e comemora em um estádio de futebol, com exageros lamentáveis. Mas isso é uma questão cultural, o público do tênis, aos poucos, será naturalmente selecionado.
Nesta segunda feira começou o Brasil Open na cidade de São Paulo. O torneio será disputado no saibro do ginásio do Ibirapuera, e logo de cara, uma vitória maravilhosa de João Souza, o Feijão. O brasileiro bateu Robin Haase, 45º colocado no ranking, com destaque para o primeiro set quando reverteu games praticamente perdidos diante do holandês. Não faltou garra para o brasileiro, que fez um fundo quadra de muita qualidade.
Nadal Rio Open tênis (Foto: Matheus Tiburcio)fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário